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Treinamentos- Prática de Gerenciamento de Projetos com KIT Essencial
 
 
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Objetivos

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Abordagem

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Metodologia

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Carga horária e conteúdo

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O Kit Essencial

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As ferramentas MS-Office e Ms-Project

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Ambiente de treinamentos

 
Objetivos
    A abordagem da CTGI, visa prover ao aluno, os conhecimentos e as habilidades necessárias para conduzir o gerenciamento de projetos de forma prática e ágil em ambientes empresariais de diferentes complexidades. Apresenta os conceitos chaves publicados pelo PMI (Project Management Institute) no Project Management Body of Knowledge (PMBoK) e capacita o profissional a aplicar esses conceitos com uso de ferramentas simples e acessíveis que incluem o MS-Office e o MS-Project. 

   A CTGI, ao identificar que o mercado oferece dezenas de bons treinamentos conceituais  em Gerenciamento de Projetos, notou que todos eles ajudam o aluno na obtenção dos certificados nessa área e no conhecimento teórico do PMI. Notou também que na maioria das vezes eles não oferecem a abordagem prática necessária para que o profissional consiga colocar os conceitos em aplicações diárias. A CTGI oferece um treinamento diferenciado, cujo enfoque é bastante prático.

   Ao final do treinamento, o aluno conhecerá os princípios de gerenciamento de projetos propostos e pelo PMI e, principalmente, como aplicá-los cotidianamente. Receberá um KIT de documentos (modelos) que poderá adaptar ao seu ambiente de trabalho, ou comparar com a metodologia já adotada em sua empresa. Estará apto a iniciar imediatamente a adoção das práticas de gerenciamento.

 
Abordagem

   A abordagem proposta pela CTGI, visa desenvolver um treinamento exclusivo com viés conceitual e prático, apresentando os conceitos essenciais de gerenciamento de projetos,  com as melhores práticas recomendadas pelo PMI – Project Management Institute, proporcionando assim condições para a equipe compreender, exercitar e aplicar os conceitos do PMI em seu contexto de trabalho.

 Os trabalhos estão organizados como descrito na tabela a seguir:

Iniciativa

·    Objetivos

Técnicas

Treinamento em Gerenciamento de Projetos com os conceitos do PMI e prática com ferramentas e modelos.

 

 

·    Capacitar a equipe nos
conceitos PMI essenciais
 para trabalhar com
gerenciamento de projetos.

·    Apresentar as 9 áreas
de conhecimento e os 44
processos
recomendados
pelo PMI,  segundo o

PMBOK  3ª. Edição
– Project
Management Body of
Knowledge - guia da base
de conhecimentos do PMI.

·    Percorrer o ciclo de vida
completo do gerenciamento
de um projeto: Iniciação,
Planejamento, Execução,
Controle e Encerramento.

·    Capacitar a equipe da
Simpress para utilizar uma
metodologia de gerenciamento
de projetos aplicando os
conceitos do PMI.

 

Treinamento conduzido por
profissional com certificação
PMP.

Treinamento conceitual e
prático em aulas expositivas.

Exercícios de elaboração de
documentos importantes de
um case simulado.

Exemplos práticos de casos
concretos brasileiros e
internacionais.

 

 

 
Metodologia adotada para o ensino

   Programa desenvolvido com componentes teóricos e práticos. O Instrutor apresenta conceitos e casos práticos, estimula a participação dos alunos e propõe atividades. Os alunos desenvolvem exercícios práticos que incluem preenchimento de documentos de projeto com base nos conceitos discutidos e nos modelos fornecidos.

 
Carga horária e conteúdo

Carga Horária de 24 horas

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

·     PMI, PMBOK, PMP, CAPM, PgMP, CCR

·     Programa, Portifolio, Projeto, Sub-projeto, Atividades

·     Projeto x Processos Operacionais

·     Evolução do Gerenciamento de Projetos

·     PMO – Project Management Office

·     Ciclo de vida do projeto x ciclo de vida do produto

·     Stakeholders e Patrocinadores

·     O Gerente de Projetos – perfil, liderança e motivação

·     Desenvolvimento de equipes

·     Principais causas de fracassos em projetos

·     Processos de gerenciamento de projetos

·     Ciclo PDCA

·     A Tripla Restrição

·     Áreas de conhecimento do PMBOK

·     Ética e responsabilidade profissional  

  Iniciação

·     Aprovação do projeto

·     Termo de Abertura do Projeto

·     Declaração preliminar do Escopo do Projeto 

  Planejamento

·     Plano de Gerenciamento do Projeto

·     Planejamento do Escopo

o   Metas do projeto

o   Escopo do projeto x produto

o   Definição do Escopo

o   Elaboração da WBS – Work Breakdown Structure (EAP)

·     Planejamento do Tempo

o   Ferramentas

o   Definição das atividades

o   Sequenciamento das atividades

o   Estimativa de recursos das atividades

o   Estimativa de duração das atividades

o   Desenvolvimento do cronograma

o   Caminho crítico

·     Planejamento de Custo

o   Estimativa de custos

o   Orçamentação

·     Planejamento da Qualidade

o   Qualidade do projeto x produto

o   Garantia x Controle da qualidade

·     Planejamento dos Recursos Humanos

o   Organização hierárquica do projeto

o   Matriz de Responsabilidades

o   Formação de equipe

·     Planejamento das Comunicações

o   Barreiras nas comunicações

·          Planejamento do Gerenciamento de Riscos

o   Identificação de riscos

o   Análise qualitativa de riscos

o   Análise quantitativa de riscos

o   Planejamento de respostas a riscos

·     Planejamento de Aquisições

o   Planejamento de Compras e Aquisições

o   Planejamento de contratações 

   Execução

·     Gerenciamento da execução do Plano do Projeto

·     Sistemas de informação

·     Reunião de abertura

·     Garantia da qualidade do projeto

·     Contratação ou imobilização da equipe do projeto

·     Desenvolvimento da equipe do projeto

·     Distribuição das informações

·     Solicitação de respostas de fornecedores

·     Seleção de fornecedores 

   Monitoramento e Controle

·     Monitoramento e controle do trabalho

·     Reuniões de acompanhamento

·     Controle integrado de mudanças

·     Controle do escopo

·     Controle do cronograma

·     Controle de custos – EVA (Earned Value Analysis)

·     Curva “S”

·     Controle da qualidade

·     Gerenciamento da equipe do projeto

·     Relatório de Desempenho

·     Gerenciamento das partes interessadas

·     Monitoramento e controle de riscos

·     Administração de contratos 

   Encerramento

·    Fechamento financeiro

·    Encerramento administrativo

·    Lições Aprendidas

·    Reunião de Encerramento

·    Transição para operação

·    Encerramento do projeto

·    Encerramento do contrato 

   Exercícios práticos, usando as ferramentas de trabalho:

- Elaboração e publicação da Identificação do Projeto

- Elaboração e aprovação da Declaração de Escopo

      - WBS (EAP)

   - Cronograma Modelo PMI

      - Análise e controle de riscos de projeto

      - Plano de comunicação

      - Caminho Crítico

      - Curva S

        - Outros, propostos pelo instrutor, de acordo com interesses da turma.
 
O Kit Essencial

   A CTGI criou um KIT Essencial, que é a “caixa de ferramentas” básica de um bom gerente de projetos. Esse kit pode ser aplicado imediatamente a qualquer contexto de gerenciamento de projeto e ajuda na implementação dos conceitos chaves promovidos pelo PMI.  O Kit é constituído por modelos que podem ser usados imediatamente ou adaptados à metodologia de cada empresa.  

   O KIT Essencial é composto de modelos dos seguintes documentos:

               - Identificação do Projeto

- Declaração de Escopo

               - WBS (EAP)

- Cronograma Modelo PMI

               - Análise e controle de riscos de projeto

               - Plano de comunicação

               - Relatório semanal de andamento (Status Report)

 
As ferramentas MS-Office e MS-Project

   Há um universo muito amplo de ferramentas que podem ser utilizadas para o gerenciamento de projetos. Esse treinamento utiliza as ferramentas disponibilizadas pela Microsoft pois elas possuem acesso fácil e seu conjunto é amplamente adotado pelas empresas no Brasil.

   O instrutor apresenta modelos e orienta o aluno a utilizar as ferramentas de forma adequada para a efetiva aplicação dos conceitos de gerenciamento de projetos.  

[NOTA: Consulte sobre a necessidade de treinamento com uso de ferramentas específicas, pois o treinamento é modular o suficiente para suportar a capacitação de equipes com diferentes ferramentas de trabalho.] 

Ferramentas utilizadas:   MS-Word, MS-Excel, MS-PowerPoint, MS-Project 2003

 
Ambiente de treinamento: requisitos.

Micros em rede: Um PC para cada um ou dois alunos; Um diretório compartilhado; 

Ferramentas instaladas: MS-Word, MS-Excel, MS-PowerPoint, MS-Project 2003; 

Projetor (multimídia), flip-chart, ponto de rede para notebook do instrutor;