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Treinamentos- ITIL V3: Ciclo de Vida e Gerenciamento de Serviços em TI

Treinamento: CURSO E PRÁTICA

Fornece ao aluno os conhecimentos fundamentais para o tema de GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS EM TI e fundamentos para compreender e trabalhar com processos que constituem a essência da Gestão de Serviços em TI ("Service Management").

Totalmente baseado no I.T.I.L., capacitando o aluno para a prova de certificação em FOUNDATION.  

O treinamento possui módulos teóricos e práticos permitindo ao aluno exercitar os conceitos em análise de casos reais

æ Objetivo
æ Metodologia
æ Conteúdo
æ Resultado Esperado
æ Certificado
æ Coordenação do Curso e Instrutores
æ Carga Horária e Módulos
æ Condições e Opções
æ Datas e Valores
æ Maiores informações

Objetivo

Apresentar os conceitos essenciais de processos necessários para a aplicação efetiva dos padrões de mercados às áreas de Sistemas e Tecnologia de Informação. Fornecer ao aluno os conhecimentos fundamentais para o tema de GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS EM TI e para o CICLO DE VIDA DE SERVIÇOS DE TI, apresentando seus  principais processos, funções, conceitos, relacionamentos e interdependências. Totalmente baseado na biblioteca ITIL. Capacitar o aluno para aplicação prática e para as provas de certificação.

Metodologia

Programa desenvolvido com componentes teóricos e práticos. O Instrutor apresenta conceitos e casos práticos, estimula a participação dos alunos e propõe atividades. Os alunos desenvolvem exercícios práticos que incluem o desenho de processos com base nos conceitos discutidos.

Conteúdo

- Introdução à Biblioteca ITIL (apresentação geral).

- Conceitos gerais de processos.

- Modelos de processos, suas dimensões e documentações.

- Processos e os padrões de mercado.

- Visão geral dos padrões de mercado (COBIT, ITIL, ISO, CMMI, outros).

- Conhecendo a Biblioteca ITIL – Histórico.

- Versão 2 vs. Versão 3: O que mudou e o que é mantido.

- Conceitos essenciais das práticas ITIL: Serviços, Catálogo de Serviços, Processos, Bases de Informações, Ciclo de Vida, Problema vrs Incidente, etc.

- Conhecendo os processos da Biblioteca ITIL.

 

- As disciplinas de Service Strategy (Estratégia de Serviços)

        - Gerenciamento de Demandas

        - Estratégia

        - Gerenciamento do Portfólio de Serviços

        - Gerenciamento Financeiro de TI (V2)

 

- Disciplinas de Service Design [Desenho de Serviços]

        - Gerenciamento do Catálogo de Serviços

        - Gerenciamento de Níveis de Serviços  (V2)

        - Gerenciamento de Capacidades (V2)

        - Gerenciamento de Disponibilidades (V2)

        - Gerenciamento da Continuidade dos Serviços (V2)

 

- O conjunto de Disciplinas de Service Transition (Transição de Serviços)

        - Planejamento e Suporte à Transição

        - Gerenciamento de Mudanças (V2)

        - Gerenciamento de Configurações e Ativos (V2)

        - Gerenciamento de Liberações e Instalações (V2)       

        - Validações e Testes dos Serviços

        - Avaliação

        - Gerenciamento de Conhecimento

 

- Disciplinas de Service Operation (Operação de Serviços)

        - Gerenciamento de Eventos

        - Gerenciamento de Incidentes (V2)

        - Atendimento à Solicitações

        - Gerenciamento de Problemas (V2)

        - Gerenciamento de Acessos

        - Gerenciamento de Operações

 

- Disciplinas de Continual Service Improvement (Melhoria Contínua de Serviços)

        - Medição dos Serviços

        - Relatórios dos Serviços

        - Aprimoramento dos Serviços

       

- Interfaces entre os processos de ITIL

 

- A relação da Biblioteca ITIL com outros padrões e práticas

        - ISO 20.000, COBIT, ISO 27001/17.799, CMMi, ISO 9.000

        - Outras referências

 

- Prática:  

          (1) Exercícios para cada sessão do treinamento 

          (2) Análise de aplicações práticas das disciplinas ITIL;

          (3) Simulado com questões de provas de certificação

Nota: Os itens com a indicação (V2) são disciplinas típicas dos livros de 'Service Managemente' da versão 2 da biblioteca ITIL. Essas disciplinas definem o escopo do tradicional 'ITIL Foundation' para V2.

Resultado Esperado

Ao final do curso, o Aluno:
  • Compreenderá os principais conceitos de processos e como eles sustentam as melhores práticas em Sistemas e TI, em especial a biblioteca ITIL;
  • Saberá descrever com segurança a origem da biblioteca ITIL, sua evolução e seus conceitos-chaves;
  • Saberá identificar e descrever os principais processos no domínio da biblioteca ITIL: o conceito de Ciclo de Vida de Serviços e do Gerenciamento de Serviços;
  • Estará apto a descrever e aplicar os principais conceitos estudados
  • Saberá definir os limites de cada processo e suas interdependências
  • Poderá prestar a prova de certificação para o “ITIL Foundation”, nas versões V2 e V3
Certificado

Será fornecido certificado de participação ao Aluno que participar ativamente em mais de 75% das atividades previstas.

Coordenação do Curso e Instrutores

A coordenação do curso está a cargo de João Contart Neto, Engº Eletrônico pela POLI-USP, com cursos de pós-graduação em finanças pelo IBMEC e computação pela USP. Um dos fundadores do Fórum Brasileiro de Processos. Em sua carreira, ocupou cargos de direção e tem atuado em empresas nacionais, multinacionais e universidades, entre elas Bechtel Método Telecom, Accenture (antes Andersen Consulting), Neoris do Brasil, Avanade, Procomp, USP e UNESP. Participou em projetos para TELEMAR, VIVO, TIM, SADIA, ITAPEMIRIM, MAHLE, UNIBANCO, ABN-AMRO REAL, BANESPA, entre outros clientes. É Sócio-Diretor da CTGI.

Todos os instrutores são profissionais com amplo conhecimento teórico e vasta experiência em projetos, aptos a transmitir não somente os conceitos, mas também acelerar a compreensão de mecanismos práticos de aplicação desses conhecimentos.

Clique aqui para saber mais sobre nossos instrutores.

Carga Horária

Carga horária total: 20 horas em módulos de 4 horas

Outros Recursos

Os alunos receberão como recurso complementar ao curso:

  • Uma senha para acesso à nossa estrutura na internet, com validade de dois meses após o curso, para poder consolidar ainda mais seus conhecimentos:

o        Um repositório de exercícios para serem respondidos online.

o        Uma base de documentos com artigos e exercícios propostos criados pela equipe CTGI.

o        Simulados com questões típicas de exames de certificação.

  • Após o curso, um mês de “coaching” por e-mail e/ou telefone, para os participantes da turma.
  • Orientação e encaminhamento para a prova de certificação ITIL, caso seja de interesse do treinando
Condições
  • Curso EXCLUSIVO, (IN-COMPANY); turmas de até 12 alunos
Datas e Valores

Para cursos in company, as datas e valores serão acordadas caso a caso, de acordo com as necessidades de sua empresa.

Para mais informações, contate-nos pelo e-Mail info@ctgi.com.br ou pelo telefone (11) 3722-2335.

 Maiores Informações:

 Envie-nos um e-Mail para info@ctgi.com.br,com os seguintes dados e solicite maiores informações:
  • Nome Completo:
  • CPF:
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  • Fone(s) para contato:

 Entre em contato através do fone (11) 3722-2335 ou por e-Mail info@ctgi.com.br.