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Processos, Sistemas e Tecnologia da Informação: SETEMBRO 2005

 

Nessa edição você saberá mais sobre as opções de ofertas de BPMS no mercado brasileiro e como a Industria Farmacêutica pode utilizá-lo; encontrará informações sobre o IT SERVICE MANAGEMENT FORUM BRASIL que será realizado no mês de Outubro em São Paulo. Além disso, poderá ver como vem crescendo o interesse em  treinamentos, serviços e certificações ITIL e as novas salas de treinamentos da CTGI TECNOLOGIA E GESTÃO. Em Engenharia de Software, saiba quais as maiores dificuldades no desenvolvimento de sistemas e as dicas de nossos consultores para resolvê-las.

Nossa equipe está à sua disposição para auxiliá-lo. Entre em contato.

 

Boa leitura.

 

João Contart Neto


I) EDUCAÇÃO

Inaugurada a Sala de Treinamentos da CTGI

Localizada nas instalações da filial São Paulo, a nova sala de treinamentos da CTGI viabilizará a ampliação do calendário de cursos oferecidos, disponibilizando uma grade mais abrangente em datas e cursos. Dessa forma, a empresa passa a oferecer ao mercado mais opções de horários, colocando à disposição do público uma boa gama de alternativas para turmas abertas, bem como a possibilidade de realizar treinamentos sobre medida para um grupo de sua empresa com datas flexíveis. 

A nova sala, localizada próxima ao estádio do Morumbi, em região de fácil acesso, possui acomodações para turmas de até 10 pessoas. Com as novas instalações, a direção da empresa busca a redução dos custos de infra-estrutura, viabilizando assim a execução de turmas menores que possam ser oferecidas a preços mais competitivos, mantendo a elevada qualidade. 

A sala conta com recursos áudio-visuais, equipamentos de processamento (PCs), e softwares de última geração,  permitindo assim a condução de treinamentos cujos resultados são ampliados pelo uso dessa infra-estrutura. Como exemplo, os treinamentos em processos praticam a modelagem e a automação em exercícios reais em sala de aula. Os treinamentos em UML, por terem um viés muito interativo com uso de uma das melhores ferramentas do mercado, também oferecem uma robusta capacitação, com carga horária otimizada. O programa de educação oferecido pela CTGI está baseado em suas linhas de atuação e, portanto, incorporam e transmitem aos participantes um elevado conteúdo e experiência prática. Nele, o viés prático complementa e enriquece o rigor conceitual.  

A CTGI continuará provendo treinamentos abertos em outras instalações, para públicos maiores. Também ampliará o atendimento aos treinamentos in-company, os quais oferecem excelente relação custo-benefício. 

Próximas sessões abertas de treinamentos

Estão programadas para os próximos meses, turmas abertas em Modelagem de Processos com BPML, Desenvolvimento de softwares com UML e EA, COBIT e ITIL. Veja as próximas turmas:  

Gestão de Processos em Sistemas e TI , nossa próxima turma será entre os dias 18, 19 e 20 de outubro, num total de 12 horas. 

Modelagem de Processos com BPML  nossa próxima turma será entre os dias 26, 27 e 28 de outubro, num total de 20 horas.

ITIL Revisão Teórica para Certificação turmas no dia 25 de outubro das 14:00 às 18:00hs, e das 19:00 às 23:00 hs. Carga  horária de 4 horas. 

ITIL Fundamentos Teóricos e Certificação, nossa próxima turma será entre os dias 08,09 e 10 de novembro, num total de 12 horas. 

ITIL - Revisão Teórica para Certificação

A CTGI lança em OUTUBRO as turmas de Revisão Teórica para Certificação em ITIL. Estruturadas para atender a demanda de profissionais que já possuem conhecimentos em ITIL, nessas sessões são revisados os principais conceitos exigidos nos exames de certificação, dando ao participante a segurança necessária para obter um bom desempenho na prova.  

É uma sessão amplamente indicada para profissionais que já fizeram treinamentos anteriores, que trabalhem com os processos ITIL, ou que optaram por estudar de forma independente. Nela está incluída a revisão dos conceitos chaves do ITIL e a prática e análise de exercícios de simulação, com base em questões reais de provas de certificação anteriores.  

Cada sessão de Revisão Teórica para Certificação em ITIL possui no máximo 10 alunos e é desenvolvida em uma dinâmica de quatro horas, permitindo assim ótima interação e troca de experiências. A CTGI também provê toda a orientação para que o candidato escolha a melhor opção de certificação para atender suas necessidades. 

Para saber maiores detalhes sobre os programas de educação e treinamentos mande um e-mail para info@ctgi.com.br ou ligue para (11) 3722-2335.  


II) PROCESSOS EM SISTEMAS E TI

Capítulo Brasileiro realizará o Segundo IT SERVICE MANAGEMENT FORUM BRASIL em São Paulo

O capítulo brasileiro do ITSMF realizará nos dias 4 e 5 de Outubro das 9:00 as 18:00, no  Centro de Convenções e Eventos Frei Caneca em São Paulo, a Conferência itSMF Brasil 2005.  Esse evento, assim como as demais iniciativas do ITSMF, são de grande importância para a consolidação e aprimoramento da adoção das melhores práticas no Brasil.

Embora a CTGI não esteja patrocinado diretamente esse evento, nós apoiamos a iniciativa e recomendamos que todos os profissionais ligados aos temas de Gestão de Serviços ou ao Gerenciamento de Sistemas TI participem ativamente.

O ITSMF, Information Technology Service Management Fórum , é a comunidade criada com o objetivo de divulgar, revisar e aprimorar os padrões em gerenciamento de serviços de TI. Mantém, aprimora e divulga o ITIL. Possui escritórios (capítulos) em dezenas de países. Desde o ano passado o Brasil conta, por iniciativa de profissionais pioneiros nesse assunto, com o capítulo brasileiro do ITSMF. Conheça o ITSMF, capítulo brasileiro, em http://www.itsmf.com.br

Cresce interesse pelos treinamentos, serviços e certificações ITIL

No último mês a CTGI vem recebendo um número crescente de consultas acerca dos treinamentos em Processos em Sistemas e TI, em especial aqueles ligados ao ITIL, e notou também elevação no interesse pelas certificações.  Empresas em processo de adoção inicial, ou aprimoramento das práticas já existentes, têm demandado treinamentos dedicados (in-company) ou em turmas abertas, além de serviços especializados que incluem o levantamento de grau e maturidade e adequação (“ITIL Assessment”), serviços de adequação e implantação de sistemas de suporte aos processos do ITIL, entre outros.  Há também profissionais independentes que, em busca de aprimoramento, investem individualmente em sua capacitação e certificação.

As empresas fornecedoras de serviços altamente dependentes de TI são grandes usuárias desses padrões, pois o mercado comprador está a cada dia exigindo mais o seu uso. Nesse grupo estão as empresas de Contact Center e as Operadoras de Comunicação. O segmento financeiro está à frente na adoção dessas melhores práticas, e começa a exigir de seus fornecedores essa adequação. O Governo está iniciando seu movimento nesse sentido, com iniciativas ainda tímidas e isoladas. As empresas do mercado de outsourcing já descobriram o valor da adoção desses padrões nos contratos de serviços.

A CTGI, além dos serviços e treinamentos, oferece completo suporte e orientação para a certificação, sempre através de parcerias com instituições internacionais habilitadas a prover de forma ágil e confiável os exames. Caso queira mais detalhes sobre as certificações, basta nos enviar suas questões.

Consulte mais sobre o I.T.I.L. em www.ctgi.com.br/psti/pstigeral.htm.

Caso necessite de maiores detalhes sobre os serviços, envie-nos uma consulta através do eMail info@ctgi.com.br


III) TECNOLOGIAS EM PROCESSOS DE NEGÓCIOS

Opções competitivas de BPMS no mercado brasileiro

O mercado de softwares de automação de processos está mesmo ganhando velocidade, e colocando ótimas opções à disposição das empresas que operam no Brasil. Os softwares de BPMS (Business Process Management Systems) diferem de outras classes de softwares para o gerenciamento de processos, pois esses dedicam-se a automação do fluxo de atividades, integração com outros sistemas e geração de indicadores para a monitoração. Softwares tradicionais de desenho de processos como o ARIS e o CASEWISE não possuem essa orientação de automação.  

No Brasil podemos contar com produtos de classe mundial (a custos relativamente elevados), produtos nacionais ou sul-americanos de excelente qualidade e que  apresentam melhor relação benefícios/custos, e produtos de nível inicial que implementam automações simples de workflow. Há produtos adequados a múltiplas plataformas, com maiores recursos de integração de sistemas, enquanto há outros que privilegiam a gestão dos fluxos. Há também produtos desenvolvidos em arquiteturas mais abertas e escaláveis como as plataformas Linux/Java e outros em ambientes mais proprietários, como o .NET da Microsoft. Em geral esses produtos podem usar os principais bancos de dados do mercado, incluindo ORACLE, SQL-Server, DB2, Postgress entre outros.

 Excelentes produtos estão sendo comercializados a preços muito competitivos. Veja um cenário real para BPMS: uma instituição que possui múltiplas lojas com cerca de 300 estabelecimentos distribuídos geograficamente pelo Brasil. Implantará a gestão centralizada de alguns serviços, entre eles o de atendimento e gerenciamento de mudanças. Terá 25 pessoas na retaguarda e atenderá em média 3 usuários por loja. Nesse cenário, uma configuração robusta de software de automação de processos, adotando-se um produto nacional de elevada qualidade gira em torno de R$ 175.000,00. A implantação de toda a infra-estrutura pode ser feita rapidamente e um processo padronizado de gerenciamento de mudanças pode ser implantado em cerca de dois meses. Aplicando-se uma tecnologia como essa e os padrões de mercado, os benefícios aparecem muito rapidamente. Com esses valores competitivos, também é possível mostrar ROI de maneira mais simples. Se adotássemos um produto internacional o valor do software subiria cerca de três vezes, sem um ganho tão significativo de funcionalidades.

Embora o mercado ainda seja recente, e tanto fabricantes como clientes passarão por um processo de amadurecimento, o importante é que a adoção das tecnologias de BPMS já é uma realidade acessível ao mercado brasileiro.  

Conheça mais sobre o tema solicitando informações adicionais através de nosso eMail info@ctgi.com.br. Mande-nos sua questão sobre o tema.


Processo de Lançamento de Novas Drogas usa BPMS

As empresas do segmento de indústrias farmacêuticas podem contar com um processo totalmente automatizado de gerenciamento do ciclo de lançamentos de novas drogas. A CTGI, com base em experiências práticas anteriores, consolidou e disponibiliza ao mercado, um modelo-base de processo de escolha, formulação, aprovação e lançamento de novos medicamentos, totalmente adaptado às necessidades do mercado brasileiro. Nele são tratados as questões tradicionais de decisões mercadológicas, envolvimento e comunicação com múltiplas áreas, controle de datas críticas, controle de requisitos de documentação, bem como o gerenciamento de riscos de cada produto em desenvolvimento.

 Permite a implantação rápida de gerenciamento do ciclo completo de lançamento de novas drogas, que pode ser facilmente configurável em uma plataforma de BPMS (Business Process Management System). A adoção de uma plataforma de BPMS em conjunto com o modelo de processos viabiliza uma implantação em cerca de dois meses, em média.

 Com esse processo toda a empresa passa a ter ampla visibilidade sobre o ciclo de desenvolvimento dos produtos e principalmente sobre os indicadores desse processo, que incluem riscos, alertas, tempos e custos.

 O mesmo modelo de processo pode ser aplicado como base na automação de processos de lançamento de novos produtos em indústrias com ciclos semelhantes como, por exemplo, as indústrias químicas em geral.


IV) ENGENHARIA DE SOFTWARE

Endereçando as dificuldades do desenvolvimento de sistemas

A Engenharia de Software é uma disciplina voltada para a arquitetura, construção e manutenção de sistemas de software através de ferramentas, metodologias e processos. Surgiu da necessidade de uma abordagem mais controlada e sistemática ao processo de desenvolvimento de software. Nossa experiência mostra que, entre as principais dificuldades em estabelecer um processo robusto de desenvolvimento de sistemas, estão:  a) Requisitos iniciais vagos: em geral, determinar todos os requisitos de um sistema em estágios iniciais é um processo demorado e caro; b) Dificuldade de estabelecer esforços e cumprir prazos: como conseqüência da dificuldade de estabelecer requisitos exatos de um sistema, o planejamento de recursos e prazos torna-se uma tarefa complexa; c) Organização para desenvolvimento em equipe: a crescente complexidade dos sistemas de software faz com que sejam necessárias equipes maiores e mais bem coordenadas; d) Documentação e histórico do desenvolvimento: mudanças de membros de equipe e fornecedores torna necessária uma documentação completa e histórico do desenvolvimento; e) Terceirização e uso de fábrica de software: exigem um processo bem definido, com padrões de documentação e especificação. 

Os recursos disponibilizados pela CTGI Tecnologia e Gestão auxiliam sua equipe a aplicar a Engenharia de Software de forma ágil e prática. Sua equipe pode contar com nossa linha de treinamentos que abrange UML, CMMI, Gestão de Projetos e Gestão de Processos, entre outros. A equipe da CTGI está preparada para criar e adaptar treinamentos customizados para a sua necessidade.  Utilizando nossos serviços de consultoria e assessoria, sua empresa pode contar com recursos e técnicas para a avaliação e análise dos processos existentes, recomendações de melhores práticas e implantação de gestão de processos, gestão de processos, frameworks e arquiteturas de desenvolvimento. Através de nossa parceria com a SparxSystems, Microsoft e a Computer Associates, fornecemos, treinamos e auxiliamos na implantação de ferramentas para o desenvolvimento de software, entre elas o Enterprise Architect, ferramenta CASE para desenvolvimento baseado em modelos UML (Model Driven Development) e o Clarity, para gestão de projetos e colaboração.

A CTGI coloca à disposição dos profissionais e empresas que buscam eficiência em seus processos de desenvolvimento de software, uma vasta gama de opções que trazem a teoria á pratica, e que podem ser adotados de forma rápida.


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