• A CTGI
  • Serviços e Soluções
  • Educação
  • Base de Informações
  • Projetos em Destaque
  • Sala de Imprensa
  • Fale Conosco
  • Colaboradores

Processos, Sistemas e Tecnologia da Informação: JULHO 2005

 

Nessa edição selecionamos alguns temas interessantes em Processos, Sistemas e TI  como o alto retorno de um projeto de implementação de ITIL em empresas de médio porte. Veja também o oferecimento dos nossos cursos para o segundo semestre e a grande demanda que tivemos no primeiro semestre, que comprovam a importância de nossas linhas de negócios. Saiba mais sobre a parceria internacional firmada entre a CTGI e  a ITPreneurs para treinamentos em Processos em Sistemas.

Sobre PROCESSOS DE NEGÓCIOS e GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO, apresentamos os Componentes Fundamentais em um Sistema de Gestão de Processos de Negócios (BPMS) e uma estimativa do quanto se deve investir para adotar uma ferramenta BPMS. Trazemos, também, informações sobre a nova versão da 17.799 lançada pela ISO e sobre o uso de indicadores de performance.

Nossa equipe está à sua disposição para auxiliá-lo. Entre em contato.

 

Boa leitura.

 

João Contart Neto


I) PROCESSOS EM SISTEMAS E TI

R$ 5 Milhões é o retorno estimado para um projeto básico de ITIL em empresas de médio porte. Imagine nas grandes!

       O cálculo criterioso de retorno associado à adoção das melhores práticas recomendas pelo ITIL indica valores muito bons. Novamente, o mercado constata que aplicar em padrões e metodologias associadas ao uso eficiente da tecnologia de informação está muito longe de ser custo e é definitivamente um grande investimento.

Nossa equipe estudou os benefícios da adoção de apenas quatro das principais disciplinas do ITIL (Gestão de Incidentes, Problemas, Mudanças e o Service Desk) em uma empresa com 250 usuários de Sistemas e TI. Considerou-se que a empresa estava em um estágio inicial de maturidade desses processos (Nível 1 de maturidade) e passaria, ao final da implantação dessas quatro disciplinas, ao Nível 3 de maturidade. Nesse cenário, o retorno calculado para um período de cinco anos atinge a cifra de R$ 5 Milhões. Portanto, quem não está investindo nessas melhores práticas está postergando esses ganhos.

Nossa equipe recomenda que as empresas invistam fortemente na adoção das melhores práticas e padrões internacionais, pois elas comprovadamente representam ganhos mensuráveis e intangíveis. Solicite uma simulação de benefícios para a sua empresa ou peça mais detalhes sobre os investimentos em ITIL entrando em contato com o atendimento de nossa empresa pelo info@ctgi.com.br

Treinamentos Segundo Semestre de 2005

Mantendo sempre em vista nosso slogan, pois este realmente traduz como encaramos nossas ações junto ao mercado, compromisso com os objetivos e resultados de nossos clientes em condições comerciais acessíveis passamos a apresentar para o segundo semestre uma oferta mais ampla de temas desenvolvidos em forma de treinamentos dentro de nossas competências. Estes são agora oferecidos em variadas apresentações, ou seja, cursos e palestras formativos e informativos e carga horária diversa com preços competitivos para atender as mais variadas necessidades daqueles que estão buscando ampliar seus conhecimentos.

A CTGI privilegia, no desenvolvimento do conteúdo de seus treinamentos, a aplicação prática dos conceitos tratados em nosso dia-a-dia e a experiência vivida junto aos clientes no desenvolvimento de nossos projetos de consultoria.

 A área de maior demanda no início de 2005 foi a de Gestão de Processos e isto está traduzido claramente na oferta de treinamentos que apresentamos neste tema para o Segundo Semestre. Este é o assunto de interesse das empresas que estão à frente na busca de melhor gestão. Se você quer acompanhar este movimento não perca tempo envolva-se com o assunto, pesquise e realize treinamento na área. Nossa próxima turma de Gestão de Processos e Negócios será nos dia 24 e 25/08.

Outro tema, que verificamos apresentar um aquecimento e reforça a importância de nossas linhas de negócios, é o interesse pelo treinamento em Desenvolvimento de Software com UML e EA. Esse treinamento adota a ferramenta Enterprise Architect para aprofundar e aperfeiçoar o viés prático de um projeto de software. É de curta duração e eficiente, traduzindo uma das grandes necessidades do mercado. A próxima turma está prevista para o período de 13 a 15/09.

Nesse segundo semestre, o nosso carro chefe na área treinamentos, continuará sendo o ITIL e os Processos em Sistemas e TI, sucesso no primeiro semestre em Cursos in Company. Pela demanda e procura, apresentamos novas modalidades para o segundo semestre, para assim atender aqueles que possuem este tema em suas agendas, mas não possuem a disponibilidade dentro de sua instituição. Curso aberto entre os dias 20 e 22/09.

Conheça os treinamentos oferecidos pela CTGI em www.ctgi.com.br/treina_catalogo.aspx. Para maiores informações, ligue para 11-3722-2335 ou mande um email(info@ctgi.com.br).

 A CTGI e ITPreneurs desenvolvem parceria internacional para treinamentos em Processos em Sistemas e TI.

        Dentro da estratégia da CTGI que visa disponibilizar ao mercado brasileiro conhecimentos estado-da-arte em Processos aplicados a Sistemas e TI, a empresa brasileira está consolidando uma parceria com a ITPreneurs para fornecer no Brasil os treinamentos em ITIL, COBIT, BS15000 e outros padrões internacionais. A parceria deverá permitir também o fornecimento de serviços do Brasil ao exterior através da ITPreneurs. Dessa forma, o mercado brasileiro passa a contar com uma vasta gama de opções de treinamentos através da WEB ou da Intranet da empresa, turmas presenciais abertas ou específicas para empresas.

A empresa holandesa ITpreneurs é uma das principais fornecedoras de soluções de treinamento na área de melhores práticas para a gerência e controle de TI. Desenvolve soluções de aprendizagem inovadoras e oferece um extenso portifólio que inclui eLearning, treinamentos presenciais em salas de aulas ou laboratórios, programas corporativos e para governos.  

Os treinamentos e certificações já são oferecidos em língua inglesa, e dentro de mais alguns meses deverão estar disponíveis os cursos em Português.

Assim, em Processos e Padrões aplicados à Sistemas e TI, os profissionais brasileiros passam a ter acesso às melhores capacitações internacionais e as empresas passam a contar com soluções corporativas inovadoras de treinamento, assessorados pelos nossos especialistas locais. Solicite maiores informações sobre as opções de treinamento através do info@ctgi.com.br. Caso deseje conhecer nossos treinamentos visite http://www.ctgi.com.br/treina_psti.aspx .


II) PROCESSOS DE NEGÓCIOS E GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO

Enfim...o que é um BPMS? Componentes Fundamentais em um Sistema de Gestão de Processos de Negócios

Um sistema de automação da gerência de processos do negócio (BPMS) consiste em um conjunto integrado de ferramentas que permite a colaboração de todos os participantes (atores) do ciclo de vida dos processos de negócios. Deve integrar os analistas de negócio e de sistemas, executores do processo, supervisores e responsáveis e a principal figura, o gestor do processo. Essa classe de sistemas automatiza, executa, controla e melhora o desempenho do processo do negócio, permitindo intensa integração com sistemas já existentes na empresa.

Em geral, um bom sistema BPMS possui as seguintes ferramentas e características, todas integradas em um ambiente único de desenvolvimento e operação: a) Definição e Desenho de Processos; b) Simulação de processos; c) Recursos de desenvolvimento de aplicação (IDE): d) Módulo de Execução (módulo central do produto) [escalabilidade, flexibilidade, gerenciamento de tempos e custos através de SLAs, alertas]; e) Gestão de versões de processos [versões, controle de execução de versões, histórico, etc..]; f) Recursos de Colaboração; g) Recursos de Gestão Eletrônica de Documentos / Conhecimento; h) Gerenciamento de usuários [workflow,  regras de negócios, alçadas, etc]; i) Interface com usuários [ pasta de tarefas, alertas, acionamentos de execução dos processos ]; j) Recursos de Gestão de Processos em execução [visão do gestor, do coordenador, painéis de indicadores e alertas ]; k) Módulo da administração do sistema [Cadastramentos gerais do sistema]; l) Tecnologia base do sistema: [ padrão aberto, banco de dados, componentização, etc]; m) Integração com Aplicações Empresariais  [ EAI embutido, Integração com produtos de mercado, etc... ]; n) Painel de Indicadores ou BI Integrado; o) Escalabilidade geral do produto; e,  p) recursos avançados como: i- Descoberta automática de processos; ii - Processos padronizados e padrões já existentes na ferramenta.

        Conheça mais sobre o tema solicitando informações adicionais através de nosso eMail info@ctgi.com.br. Mande-nos sua questão sobre o tema.

 Quanto devo investir para adotar uma ferramenta BPMS?

        Com o domínio da tecnologia de desenvolvimento de sistemas baseados em workflow, algumas empresas inovadoras nacionais já disponibilizam para nosso mercado ferramentas de boa qualidade a preços muito acessíveis. Certamente elas ainda não concorrem com as grandes ferramentas internacionais em robustez ou mesmo em funcionalidades, mas são ótimas alternativas.

Um exemplo disponível no mercado: Automação de três fluxos (processos) de um departamento de Serviços de Compras Compartilhadas para atender até 40 usuários finais através de interfaces totalmente baseadas em web. Para esse cenário, há produtos a partir de R$ 15.000,00 ao qual se deve adicionar um trabalho de um a dois meses de serviços de implantação.  Bastante acessível para os ganhos potenciais.

Os produtos BPMS de classe-global custam bem mais que isso e atendem um nicho específico de mercado, como as automações de processos financeiros em bancos e seguradoras, e aquelas que atendem grande volume de processos e transações como as soluções para o mercado de telecomunicações. Essas ferramentas podem incluir módulos de inferência e estatísticas avançadas, permitindo alteração de regras de negócio de forma muito ágil. Situam-se nas faixas de preços que começam em R$ 250 mil.

Nossos especialistas avaliam que ocorrerá nesse mercado de BPMS um amadurecimento parecido com o que ocorreu no mercado de ERPs corporativos, onde diferentes classes de produtos ocuparam os espaços de suas aptidões individuais. Nesse setor, convivem grandes sistemas internacionais como o SAP e Peoplesoft e sistemas nacionais com boa relação valor-preço, como Microsiga, Gemco, Datasul e muitos outros.

Nossos especialistas estão diariamente em contato com as melhores tecnologias de BPMS e estão aptos a auxiliá-lo na escolha e implantação de um sistema, e de uma abordagem, que atenda suas necessidades. Envie-nos sua consulta ou solicite uma visita.

ISO lança nova versão da 17.799, a mais adotada norma para segurança de informação

         No mês de JUNHO a ISO (International Organization for Standardisation – www.iso.org ) publicou a nova versão da ISO17799. Profissionais e empresas que já descobriram a importância da segurança sobre seus dados e informações, ou aquelas que devem garantir conformidade com normas de órgãos reguladores e legislação, devem atentar para a nova versão.

A norma internacional ISO/IEC 17799:2005 estabelece guidelines e princípios gerais para iniciar, executar, manter, e melhorar a gerência da segurança de informação em uma organização. Os objetivos apresentados fornecem a orientação geral comumente aceita em torno da prática e objetivos da gerência de segurança de informação. Contém as melhores práticas em Objetivos de Controles (Control Objectives), e controles, nas seguintes áreas: política da segurança; organização da segurança da informação; gestão de ativos; segurança dos recursos humanos; segurança física e ambiental; gestão das comunicações e das operações; controle de acesso; aquisição, desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação; gestão dos incidentes de segurança da informação; gestão da continuidade do negócio; conformidade.

A ISO/IEC 17799:2005 é planejada para ser uma base comum e um guia prático para implementar padrões de gerência eficaz da segurança de informação, e, dessa forma contribuir para construir relações de confiança em atividades entre diferentes organizações.

Cópia digital da norma pode ser adquirida online com muita facilidade. Caso necessite de serviços, tecnologias ou maiores informações sobre esse tema, entre em contato através do eMail info@ctgi.com.br.

Indicadores de performance de processos -Mensurando a eficiência e eficácia dos processos empresariais, com foco estratégico

Das 4 perspectivas do Balanced Score Card - (1.Financeira ; 2.Clientes; 3.Processos Internos; 4.Aprendizado Organizacional), metodologia para alinhamento estratégico desenvolvida pelo professor Robert Kaplan, da Harvard Business School, cujo alicerce de operação está na identificação de objetivos estratégicos para cada perspectiva de forma correlacionada e na criação de um conjunto de indicadores para os mesmos, é nos processos internos que esta metodologia pode melhor se beneficiar da geração de indicadores operacionais de processos apoiada pelas ferramentas de BPMS (Business Process Management Systems).

A partir dos indicadores operacionais de processos, podemos preparar indicadores estratégicos para a perspectiva dos Processos Internos.

De forma simplificada: a base da pirâmide do BSC está a aprendizagem organizacional, por meio da qual os colaboradores estão em constante trabalho de aprimoramento para a operação dos processos. O alcance desta qualidade, por sua vez, é que culmina no o elevado nível de satisfação dos clientes, trazendo os bons resultados financeiros para a empresa:

Aprendizagem -> Processos Internos -> Clientes -> Resultados Financeiros

A medição do desempenho dos processos permite a realimentação de informações para a aprendizagem (estão os responsáveis pelos processos bem selecionados e treinados?), bem como o alinhamento com a perspectiva dos Clientes (que nível de investimento / qualidade os processos precisam atingir para que as expectativas dos clientes sejam satisfeitas?).


   Atendimento/Contato :

 

Fone (11) 3722-2335

eMail info@ctgi.com.br.

 

 

CONTART Tecnologia e Gestão

Rua dos Três Irmãos 160 Cj. 41

São Paulo - SP

 

Tel: +55 (011) 3722-2335

 
 

Hosting: Brasilsites.com