• A CTGI
  • Serviços e Soluções
  • Educação
  • Base de Informações
  • Projetos em Destaque
  • Sala de Imprensa
  • Fale Conosco
  • Colaboradores

Processos, Sistemas e Tecnologia da Informação: MARÇO 2005

 

Nessa edição selecionamos algumas das mais recentes notícias em Processos, Sistemas e TI e ressaltamos, entre outros temas, o Avanço das ferramentas de BPM (Business Process Management), o uso de MDG (Model Driven Generator) na engenharia de software, o pacote EA ENSINO para instituições que oferecem disciplinas em desenvolvimento de softwares. Apresentarmos o "ITIL assessment" importante metodologia para avaliar e planejar a adoção do ITIL e o alinhamento de sua área de TI com as reais necessidades das áreas usuárias. Também mostramos como a Microsoft está alinhada e recomenda o uso do ITIL em seus ambientes.

 

Nossa equipe está à sua disposição para auxiliá-lo. Entre em contato.

 

Boa leitura.

 

João Contart Neto

 


I) PROCESSOS DE NEGÓCIOS E GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO

O avanço das ferramentas nacionais de BPA e BPM.

Um dos avanços recentes na indústria de software nacional é o surgimento de empresas que estão desenvolvendo pacotes brasileiros de softwares de BPA – Business Process Analysis e BPM – Business Process Management. Já se pode adquirir no mercado brasileiro, em versões comerciais estáveis, excelentes ferramentas que permitem desenhar, especificar, aprimorar e executar processos de negócios, dentro das melhores práticas e padrões aceitos internacionalmente. Essa evolução permite certamente colocar à disposição das empresas que atuam no Brasil uma excelente opção de acesso a essa tecnologia de suporte à Gestão de Processos, tão essencial para a ampliação da competitividade das empresas. Entre essas soluções estão o produto Àgiles da empresa Image e as soluções IT Power. Nesses produtos, é possível definir todas as dimensões de um processo e colocá-lo em produção em intervalos de tempo muito curtos. Entre em contato com a CTGI  e solicite mais informações sobre os softwares e serviços em Processos de Negócios e Gestão da Organização.

Alinhamento entre a Cadeia de Valor e a Arquitetura de Sistemas e de TI

Em trabalhos recentes desenvolvidos em empresas de médio e grande porte, notamos a grande necessidade das instituições atuais trabalharem com o estreito alinhamento entre sua cadeia de valor e a arquitetura de sistemas e TI. As técnicas que associam a visão de cadeia-de-valor e seus macro-processos com o suporte tecnológico existente na empresa é uma das melhores respostas a essa necessidade de alinhamento. Mapear e desenhar a cadeia de valor e entender, através de levantamentos da arquitetura de sistemas, o real suporte que a tecnologia da informação é capaz de prover aos negócios, permite definir prioridades e discutir limitações de forma clara e objetiva. Essa abordagem é uma das melhores técnicas para subsidiar as análises e decisões de diretores e acionistas e expor com clareza as reais prioridades de investimentos em Sistemas e TI. Solicite mais informações e peça o white-paper sobre o tema através de nosso eMail info@ctgi.com.br.

Workshop  Temas Avançados em BPM  em ABRIL

A CTGI está apoiando a realização e estará presente no evento “Temas Avançados em BPM (Business Process Management)” o qual será realizado pela CONTENT DIGITAL em São Paulo no mês de ABRIL. Não deixe de comparecer. Solicite mais informações e o programa completo através de nosso eMail info@ctgi.com.br ou pelo fone (11) 3722-2335 com Srta. Mila.


II) PROCESSOS EM SISTEMAS E TI

Ambientes Microsoft. Excelência em Serviços de TI através do MOF (Microsoft Operations Framework) e ITIL.

No ano de 2000 a Microsoft, reconhecendo o grande benefício que as disciplinas documentadas pela iniciativa do ITIL trazem para os ambientes de Sistemas e TI de empresas de todos os portes, lançou nova versão do MOF. A versão atual do MOF é compatível com as recomendações da biblioteca ITIL. Sua adoção em ambientes que são predominantemente de tecnologia Microsoft garante às empresas um excelente nível de serviços de TI. Faça o download do arquivo com a  descrição do  MOF e entenda suas características. Nossa equipe está preparada para auxiliar sua instituição na aplicação do MOF e ITIL em ambientes Microsoft ajudando-o a atingir os melhores níveis em serviços de TI.

O Assessment e o Roadmap de Adoção para ITIL e COBIT

Um dos mais novos serviços de alinhamento e maturidade das atividades atuais de Tecnologia de Informação já está disponível. O ITIL Assessment é um trabalho estruturado e que está sendo muito demandado, pois fornece o diagnóstico e as recomendações de estratégia e atividades para o rápido início ou incremento da adoção do padrão I.T.I.L.  Visite nossa página sobre Processos em Sistemas e TI e faça o download do descritivo dessa oferta (pdf).

Acordo com a QUINT permite certificação oficial

A CTGI e a Quint Wellington Redwood estabeleceram parceria para certificação em ITIL. Através dessa aliança os clientes ampliam o acesso a um robusto portfólio de serviços e treinamentos, agora reforçados com a opção dos serviços de certificação aplicados pela Quint.  O serviço de certificação é realizado através da aplicação de provas oficiais e é um dos mais eficientes do mercado, apresentando os resultados em menos de duas semanas. As empresas estudam ampliar a colaboração para prover treinamentos, certificações e desenvolver projetos e serviços que atendam as especificidades do mercado brasileiro.

As melhores referências para Processos em Sistemas em TI.

Visite nossa página especial sobre processos em sistemas e TI e entenda os melhores padrões adotados pelo mercado atualmente:


III) ENGENHARIA DE SOFTWARE

Instituições de Ensino passam a ter acesso ao EA ENSINO.

Sabemos que para manter-se atualizado e despontar no mercado competitivo atual é necessário apresentar diferencial e grau de eficiência elevado utilizando recursos de expressão e reconhecimento global.Pensando nisso, nossa equipe preparou um pacote especial para instituições de ensino, com o objetivo de auxiliá-las no aprimoramento do ensino de disciplinas em sistemas e desenvolvimento de software e ao mesmo tempo ampliar a produtividade de seu pessoal interno.

O pacote inclui licenças de produto, transferência de conhecimento e suporte no Brasil, para que as Instituições possam adotar e implantar ou aprimorar o uso de UML – Unified Modeling Language - em suas disciplinas de desenho de software.

“Proporcionamos aos docentes, funcionários e alunos as condições para que rapidamente desenvolvam essas atividades em um ambiente sustentado por uma das ferramentas de melhor desempenho no mercado atualmente, o EA – Enterprise Architect ”, comenta João Contart, sócio-diretor da CTGI.

Saiba mais em nossa página sobre o EA ENSINO.

Enterprise Architect versão 4.51:  a mais nova tecnologia da Sparx Systems disponível através da CTGI Tecnologia e Gestão

A versão 4.51 introduz melhoras funcionais que aprimoram a experiência de modelagem UML com o Enterprise Architect.  Na versão 4.51 estão disponíveis novas funcionalidades como o help instantâneo e as janelas de gerenciamento de projeto. Foram adicionados mais recursos de suporte para linguagem de programação para permitir uso de PHP5, Java 1.5 e C#2.0. O recurso MDG Technology creation wizard permite rápida criação com tecnologias MDG. A construção, visualização e uso de padrões e perfis também estão melhorados. Detalhes completos sobre as mudanças trazidas no lançamento 4.51 estão no link  http://www.sparxsystems.com.au (em inglês).
 

Tecnologias MDG

As tecnologias Model Driven Generator (MDG) permitem que uma coleção lógica de recursos relacionada com uma tecnologia específica seja empacotada em um repositório centralizado no Enterprise Architect. Com as tecnologias MDG o usuário tem a opção  de importar granularmente UML Profiles, UML Patterns, Modelos de códigos e  tipos de linguagens para uma área única e fácil de acessar contida no  Enterprise Architect. Para mais informações visite:  http://www.sparxsystems.com.au
 

EA inclui o MDG LINK para MICROSOFT VISUAL STUDIO .NET e ECLIPSE

O EA deu um passo importante na integração modelagem-código. Passou a combinar o poder de modelagem gráfica do  Enterprise Architect com os recursos dos ambientes de desenvolvimento Microsoft Visual Studio.NET, ou Eclipse, através do Model Driven Generator Link (MDG Link). O MDG Link é projetado para permitir que os usuários trabalhem simultaneamente com ambos Enterprise Architect e Visual Studio.NET, ou Eclipse, e integrem as mudanças com esforço mínimo.  O MDG Link fornece estreita integração entre o Enterprise Architect e o seu aplicativo de codificação. Para mais informações visite http://www.sparxsystems.com.au

Artigos (white-papers) em Engenharia de Software

Faça o download dos seguintes artigos:

a) Design Rationale via mapeamentos Cognitivos:  design_rationale.pdf

b) Agilidade e Redução de Custos em Desenvolvimento de Sistemas de Software: agilidade_reducao_custos.pdf

c) Uma Visão Geral do CMMI: cmmi.pdf


 

   Atendimento/Contato :

 

Fone (11) 3722-2335

eMail info@ctgi.com.br.

 

 

 

CONTART Tecnologia e Gestão

Rua dos Três Irmãos 160 Cj. 41

São Paulo - SP

 

Tel: +55 (011) 3722-2335

 
 

Hosting: Brasilsites.com